“Um dia, eu nasci, passei a ser o Paulo”


          Sonhar… sonhar com nada e sonhar com tudo… é o que faço constantemente, sendo que, na maioria das vezes, é ao nada a que me resumo. Deixo de ser alguém, os meus desejos, crenças, objectivos derretem-se em poções desleixadas, desde o início da sua criação e, o nada passa a ser tudo, mas só dentro da minha cabeça. Sonhar é a única coisa que, mesmo eu ficando em casa, nunca vai parar de ser uma coisa antiga, mas ao mesmo tempo nova. Ora, eu fico em casa porque quero esquecer o vento, quero não saber o que é a luz do sol a raiar na minha cara, quero não ver as pessoas todas novamente todos os dias… e assim, não sairei daqui por uns anos, para ver tudo de novo, mesmo sabendo que o resultado final vai ser sempre igual ao anterior. Posto isto, sonhar marca a diferença, isto porque, mesmo sendo algo que nos traça marcas desde cedo, continuará sempre a inovar, porque os sonhos nunca vão ser os mesmo e eu… eu poderia fazer uma lista de infinitos sonhos, e pesadelos também… mas há sempre parte deles que me preocupam…

          Um dia, eu nasci, passei a ser o Paulo, e assim resumo o meu passado. Só não sonhei nascer, mas de resto, sonhei ou idealizei quase tudo, mesmo que parte desse tudo fosse uma parte má. E assim, fui aprendendo a montar puzzles para ser um puzzle, sem peças para montar, mas com filosofias às quais tive e tenho de arranjar um significado para lhes dar. O básico está mais do que feito: sei acordar e sei adormecer, mesmo que sejam as únicas coisas que nunca ninguém me escreveu num quadro preto, para que as tivesse de aprender.

          O errado, é que eu deixei de pensar que penso porque enlouqueci, e sonho, porque não tenho mais nada para fazer por aqui, senão sonhar. Mas vou agarrando! Vou abraçando! Vou espreitando! Palavras! Histórias! Aventuras! E oiço Sara Bareilles em Gravity a falar sobre o amor… Sim Sara o amor é um sonho e balança na gravidade. “Eu quero ir viver com a minha namorada para Inglaterra, ser feliz, trabalhar, estudar, ter a minha família”e o Deus que me pode ajudar a concretizar este sonho é mesmo o Amor. “Continua a acreditar!”

          “Não deixes de escrever, eu preciso do que tu escreves!”; “Amor, tu vais ser alguém, eu tenho a certeza” – só me falta força para deixar de sonhar e fugir, levantar voo até onde nunca ninguém foi, criar somente aquilo que me apetecer, sem roubar nem mentir nem agredir nem discutir, quer dizer, só não discuto mais porque folhas não falam. E eu vou atrás, levando na influência de que já pouco me diz, e deixo-me ser um adulto enfiado num adolescente. Eu não sonho em sair, sonho em partir feliz, jamais serei um escritor, jamais serei artista… eu serei, um sonho de um século, um louco, uma pessoa que pensa por gozo. A ideia de que pensamos para construir coisas estás tão abatida que… mais um tiro e as ideias fogem.

          E olha, hoje só poderei mesmo ficar por aqui, até porque detesto pensar em conclusões. Teria de ser um grande imbecil para tirar partido do que toda a gente pensa não acham?

paulo3

por Paulo Alexandre Henriques, 2012

~ por Paulo Alexandre Henriques em Dezembro 29, 2012.

4 Respostas to ““Um dia, eu nasci, passei a ser o Paulo””

  1. estas de volta estou a ver 😉

  2. muito bom 🙂

  3. É bem amigo, curti mesmo do que escreves-te, vi um bocado de mim nesse texto, e muitas outras pessoas iram sentir o mesmo que eu. És grande nas palavras bro, continua, ja sabes bem o que acho e penso quanto a ti e a tua poesia e escrita, one love and keep it real!
    Big hug

  4. Me transportei para dentro de suas palavras. Incrível. Um excelente 2013. Abraço

Deixe uma Resposta

 
