O Mundo são… apenas coisas simples.


          O Mundo são… flores em campos,a rondar casas de madeira, velhas, sem serem limpas há anos, cheias de humidade e a servirem de casa para insectos que, por sua vez, fazem buracos, ou teias, ou sei lá, e formam cadeias alimentares bem longe de tudo.

          O Mundo são… artérias na cidade, onde o movimento é confuso, onde o barulho não para de obstruir os nossos ouvidos sem que nos apercebamos disso, onde prédios altos dão valor à palavra “altura”, dando lugar a apartamentos que dão lugar a pessoas, famílias, escritórios.

          O Mundo são… vitórias em corridas, em negócios, em qualquer desporto, em dias, em livros, em filhos, em ideias, em festas, em aniversários, em anos, em curiosidades, ou seja, o Mundo gosta de nos ajudar a vencer e não vencer tudo por nós.

          O Mundo são… perdas enormes, mortes que nos afectam, drogas que aparecem e devastam qualquer ser de carne e osso à nossa volta, ataques terroristas cujas balas de fogo lutam contra seres menores, fome acrescentada a crianças que quase não chegam a abrir os olhos a tempo de descobrirem o que é o sol, o Mundo são histórias podres, pobres, parvas.

        Eu gostava que o Mundo fosse algo de extraordinário todos os dias, como se houvesse sempre algo verdadeiramente novo para eu agarrar, talvez para me fazer esquecer tudo o resto. Para isso, a solução seria arranjar maneira de ter amnésia, fazendo com que eu acordasse todos os dias sem saber que sou vivo, amando a vida de 1001 formas diferentes, enquanto conjugaria o futuro apenas com…. o futuro. Arranjaria coração para um sangue diferente e sempre genuíno à felicidade, e o cansaço jamais existiria num corpo que hoje se vê a sofrer até pelas mais mínimas coisas.

          Olhando para nós, deixe-mo-nos de lamurias, só sabemos dizer que tudo está mal, mas Deus na hora de vos fazer descer à Terra não hesitou. Eu nem sou muito crente, mas aprendi a abrir os olhos para saber perceber que há gente em pior situação que eu, é verdade, ainda bem piores que eu. O problema é que me resumo a um quarto onde o globo não cabe. No meio do meu quarto, se o Mundo cá coubesse, já teriam caído dois arranha-céus, já aviões teriam passado em direcção ao Iraque, já um tsunami teria devastado o Sri Lanka, já crianças africanas tinham gritado de dores e suplicado por uma gota de água, já atentados contra Judeus teriam sido cometidos à mão armada, deixando pais e mães em lágrimas de sangue, já pontes teriam caído, e tudo e mais alguma coisa que todos nós sabemos através dos noticiários.

          O Mundo é apenas algo simples que tem de ser levado com calma, eu acho. Não vale de muito ocupar desejos, verdadeiros desejos, de desastres, verdadeiros desastres, aqueles que só nos fazem recuar na porcaria do tempo e, quando pensamos que já podemos avançar, o tempo pode mesmo chegar a parar. Já existiram grandes criadores de tudo e mais alguma coisa, tal como da luz, dos carros, da matemática, mas escutem…. nós também temos uma cabeça para continuar todo este processo de existência, por isso basta meter mãos à obra.

          E nunca se esqueçam, quem fez o Mundo, deve ter uma mão tão mas tão gigante, que faz dele simples ao pé de tudo. Essa mão fez parte do trabalho. O resto é nosso dever criar.

          O Mundo são… apenas coisas simples.

flickr55

por Paulo Alexandre Henriques, edições 2012

Anúncios

~ por Paulo Alexandre Henriques em Dezembro 20, 2012.

3 Respostas to “O Mundo são… apenas coisas simples.”

  1. amor ta muito bom mas tenta abstrair te de certas coisas

  2. ola boa noite…
    esta muito bom a ideia é otima …se conseguires pegar neste trecho e tirar dele o essencial ou seja torna lo mais pequeno sera perfeito.Atenciosamente

  3. Ótima reflexão. Parabéns!
    ingrid-ellen.webnode.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: