Entrevista ao Atleta do Sport Lisboa e Benfica, Guilherme Pires


               Guilherme Pires, Atleta do Sport Lisboa e Benfica a caminho dos seus 19 anos, nasceu na cidade de Abrantes onde deu início à sua carreira de Atleta. Para além do Atletismo, Guilherme Pires, é ainda um amante de música, tendo pertencido à banda dos “Camarões Mexicanos”. Pires, no futuro, pretende seguir os seus estudos superiores pela Academia da Força Aérea.

Devido ao potencial que foi mostrando e á determinação que foi ganhando ao longo dos anos, decidi entrevistar o Guilherme.

• Guilherme, quando ingressou na prática de Atletismo, já sonhava com grandes objectivos?

          “Não” – respondeu. Quando deu início dentro da modalidade, Pires, não o fez devido aos objectivos mas sim pelo facto de se querer manter em forma, tanto a nível da sua saúde como a nível físico. Para além do mais, o seu pai, Paulo Pires, Professor de Educação Física, Coordenador de Desporto Escolar e ainda responsável pelo Atletismo na Escola Secundária Dr. Solano de Abreu, em Abrantes, foi um grande incentivo para o Atleta do SLB. Isto porquê? “Eu costumava ir ver as provas, ele levava-me e explicava-me as bases e eu fiquei muito impressionado com aquele desporto.” – Referiu Pires. A partir daqui, Guilherme, seguiu para o Desporto Escolar e jamais largará a paixão que tanto o fascina – O ATLETISMO.

Guilherme Pires na Pista Prof. Moniz Pereria acompanhado do seu Pai Paulo Pires e também da sua Mãe

• Uma das perguntas que tem surgido é: Porque saiu do Sporting de Abrantes Guilherme?

               Na altura em que Guilherme se ausentou do Clube, o espírito de equipa já tinha ruído há muito, até porque já só existiam dois atletas a competir pelo mesmo, o próprio atleta e a Atleta Larissa Vieira. “Senti a falta do espírito de equipa” – lamenta Guilherme Pires pelo facto de esta ser uma modalidade onde é importante haver uma equipa unida. Desta feita, decidiu ir á procura de um novo clube, de preferência onde pudesse reencontrar o espírito de equipa que há muito anda desaparecido.

• A estrela do dardo português, Tiago Aperta, foi em anos anteriores e voltou agora a ser seu colega de equipa. Como explica a sensação de ter alguém deste “calibre”, a treinar na mesma pista que você pisa Pires?

               Tiago Aperta é apenas 2 anos mais velho que Guilherme pires mas “quando somos novos, uma pequena diferença de idades nota-se muito mais” – referiu. “Eu via o Tiago como sendo “um dos crescidos” e o que eu mais queria era ser como ele. O Aperta sempre foi o meu modelo e a minha referência.” – Desta forma, Guilherme mostrou ser um privilegiado em ter acompanhado de perto esta grande estrela, recordista nacional de dardo que representa o SLB. Mesmo assim, Pires, sente que o verdadeiro privilégio não está em ser colega de equipa de Tiago mas sim, nos laços de amizade que estabeleceram desde que se conhecem.

• Sendo, recentemente, o novo atleta do Sport Lisboa e Benfica, como explica esta mudança ou esta oportunidade, por assim dizer?

               “A época anterior não tinha corrido nada bem e estava à procura de uma mudança” – explicava. Através do professor Paulo Barrigana, Guilherme descobriu a ajuda de que tanto precisa para ultrapassar a má fase que tanto o atormentava. Pires, viu no Benfica uma excelente equipa: bem estruturada e tão bem apoiada a nível da saúde e não só. Após ter exposto a situação ao professor Barrigana, este mostrou-se interessado “e assim aconteceu”.

Guilherme Pires na prova de Salto em Comprimento, Pista Prof. Moniz Pereira

•Como sabemos, as lesões, nos atletas, são algo com que se deve ter muito cuidado pois, ao menor erro, podemos deitar uma época inteira “por água abaixo”. Como reage quando tal acontece?

              “Depende da altura da época, mas é sempre frustrante, porque nos impede de dar continuidade ao nosso trabalho.” – Lamenta. Através das palavras de Guilherme Pires, as lesões afectam consideravelmente o trabalho, assim como a forma física. Desta feita, os resultados são afectados quando são realizadas grandes paragens.“Quando me lesiono tento não forçar a lesão e fico focado em curá-la bem, para poder voltar rapidamente e sem sofrer sequelas.” – Palavras de Guilherme Pires.

•Como cidadãos que somos, todos temos objectivos na vida. Quais os seus objectivos Guilherme?

               Guilherme é uma pessoa com objectivos definidos e, para ele, a escola está sempre em primeiro lugar: “Para já o atletismo está em segundo plano na minha vida, uma vez que concluí este ano o Ensino Secundário e em princípio vou entrar na Academia da Força Aérea” – disse Guilherme. Desta forma, Pires, vai tentar habituar-se à situação até ficar estável com o novo estilo de vida, para poder voltar “em força” e prosseguir com os treinos. Havendo Europeu de Juniores, Guilherme sabe que tem capacidades de lá chegar mesmo que o seu rendimento tenha estado abaixo do seu potencial. Para lá do atletismo Guilherme diz: “quero fazer o meu curso e tornar-me engenheiro”.

Guilherme Pires

• Já agora, como se define Guilherme?

               “Confiante, racional, realista e verdadeiro”

Vamos desejar as melhores felicidades ao Atleta Guilherme Pires Guilherme Pires e que corra tudo da melhor forma.

Aqui fica o site da banda os Camarões Mexicanos:

https://www.facebook.com/CamaroesMexicanos

Entrevista ao Atleta do Sport Lisboa e Benfica, Guilherme Pires realizada pelo Entrevistador e Escritor Paulo Alexandre Henriques, Edições Agosto/2012

Anúncios

~ por Paulo Alexandre Henriques em Agosto 29, 2012.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: